A Elementoterapia Magnética trata as enfermidades das 5 esferas que compõe o ser humano, espiritual, psicológica, mental, emocional e biológica. Os tratamentos são simples e ao mesmo tempo sofisticados, pois conjugam os dois princípios da medicina universal que é o Magnetismo Universal (Amor do Pai), contido no imã e o Amor da Grande Mãe (Gaia), contido nos Elementais ou Alma da natureza.
O Magnetismo Universal tem o poder de extrair os remédios vibracionais da natureza e impregná-los nos arcanos da Grande Mãe para que esta trabalhe em favor dos arcanos adoecidos de nossa natureza particular. Isto somente se dá quando a ressonância geométrica e matemática é perfeita. A geometria perfeita é a Flor da Vida. Todo o conteúdo medicinal da Elementoterapia Magnética tem seu expoente na Flor da Vida, pois nela está contida toda a árvore kabalistica, a essência perfeita da vida e por consequência todos os remédios dos arcanos emanados pelo Sol e dispersos na natureza. A Flor da Vida é, portanto, a máxima expressão de saúde.
O Magnetismo é o amor do Pai, inteligência mestra da criação, a única capaz de levar a vida de volta para casa. Esta casa se refere ao estado primordial do ser humano, um estado de natureza, onde o que há é a harmonia de todas as funções orgânicas, emocionais, mentais, psicológicas e espirituais. Essa harmonia é fonte de felicidade, portanto, o estado de natureza é saúde e felicidade. A idéia de saúde em plenitude já nos indica felicidade. O Magnetismo como princípio cósmico vem do Sol, que por sua vez impregna todas as formas de vida, dando a elas a direção correta que é a saúde e a felicidade. A busca sempre constante da saúde é um atributo de toda forma de vida que não haja perdido o magnetismo original. O Sol magnetiza todas as criaturas, no entanto, existe uma forma de vida que detém o que é o magnetismo em seu aspecto pleno e original. Me refiro a sagrada pedra imã. A pedra imã, ou preciosa pedra imã como costumo chamar, era conhecida na antiguidade como "Pedra Amante". Tales de Mileto falou pela primeira vez sobre a sagrada magnetita ou pedra imã, dizendo que ela era possuidora de uma espécie de alma. Parece um milagre que a magnetita consegue coagular o magnetismo universal, que é a expressão mais elevada do amor. Realmente se trata de uma pedra mágica. Na Elementoterapia Magnética ela é a protagonista dos tratamentos, fazendo através de seu irresistível amor com que os Elementais da natureza trabalhem amavelmente em favor da saúde dos enfermos. Os distintos elementos da natureza tem seu magnetismo próprio, mas só a magnetita detém o magnetismo em sua máxima expressão. Se trata de uma pedra de poderes realmente impressionantes. Uma pedra maravilhosa capaz de canalizar a medicina universal de modo absoluto. Todas as impactações da Elementoterapia Magnética tem a pedra imã como elemento de mando. A magnetita manda na natureza. No caso das impactações, em cada uma delas a magnetita consegue exercer um império sobre o Elemental, que por sua vez obedece de modo irresistível ao mando da pedra imã.
A natureza micro e macrocósmica está composta por 78 arcanos kabalisticos, que abraçam toda a natureza, todo o nosso organismo com seus órgãos, tecidos, sistemas, glândulas, não apenas da anatomia e fisiologia biológica, mas também da anatomia e fisiologia dos corpos sutis, como é o corpo da mente, o corpo vital, o corpo das emoções, etc. Todas as doenças tem relação com estes arcanos. Às doenças nada mais são do que a desnaturação de áreas de nossa natureza orgânica, isto é, a desordem nos arcanos.
A Elementoterapia Magnética por meio de seu conjunto de impactações, todo ele relacionado aos 78 arcanos kabalisticos, produz ressonâncias matemáticas e geométricas que remediam até mesmo as enfermidades mais complexas. Além disto, corrige e trata as inteligências atômicas do organismo, permitindo que elas voltem a desfrutar do direito de ser natureza. As inteligências atômicas em estado de natureza desempenham suas funções de forma amorosa e harmônica, dotando o corpo e a mente, bem como as emoções e o psique de um estado de saúde, equilíbrio e, consequente bem estar." Karoly Vieira Jardim